O DESAFIO DA AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO
Um dos maiores desafios que a maioria das
empresas (independente do setor ou ramo de atividade) enfrentam é o de mensurar
desempenho com eficiência. Muitos empreendedores conhecem e sabem que mensurar
é preciso, mas fazem isso da maneira errada.
Não pense que é algo muito complicado ou de
outro mundo. Segundo Silva (2008) “[…] O ato de medir, tão presente banal é objeto de nossas reflexões assim
desde logo ao pensarmos em medir cogitamos, unicamente os resultados numéricos. […]”. Não podemos achar que é algo
desnecessário “[…] vivemos um momento do ambiente econômico na qual a
gestão do conhecimento adquire o papel central para a competividade das
empresas. […]” (SILVA, 2008). O fato de que vivemos em um mundo globalizado em
que todos têm acesso a informação de forma livre e cada vez mais rapidamente,
não basta saber a posição dos seus concorrentes, você precisa conhecer o seu
potencial e déficit interno. Segundo Silva (2008):
A imprevisibilidade do mundo moderno e as mais
frequentes mudanças nos levam a ver que não se vive mais naquela época de
estabilidade em que as mudanças ocorriam lentas, entre decorrente de causa e
efeitos que ajustavam através dos tempos de maneira quase imperceptível e é
evidente o impacto dessas transformações no desempenho humano e a forma de
trabalho que deverá estar apto a promover as mudanças no ambiente
organizacional a que rigor esforço permanente readaptação e de assimilação de
novos conhecimentos. (SILVA, 2008).
A avaliação de desempenho humano na empresa é uma forma
de identificar padrões, de fazer com que se estabeleçam pontos de produção
satisfatórios, entre outros. Trata-se de elencar variáveis, para que se possam
efetuar comparações.
Conforme Bergamini e Beraldo (1998):
“Pensar, falar ou escrever sobre Avaliação de desempenho
implica examinar várias condicionantes que, num contínuo, se estendem desde o
sentido e entendimento das palavras Avaliação e Desempenho, passam pelas
perguntas: por que avaliar o desempenho? Porque no geral os sistemas de Avaliação
de Desempenho têm vida tão curta nas organizações? Por que fracassam muitas
vezes antes mesmo de começar, apesar das boas intenções subjacentes? Será que
avaliar desempenho é realmente necessário? E têm seu ponto final na análise do
contexto cultural no qual a Avaliação de Desempenho será aplicada.” (BERGAMINI;
BERALDO, 2007).
Conforme Araújo e Garcia (2009), para se compreender e se
utilizar a avaliação de desempenho é necessário entender e destacar sua ampla
utilização e que a mesmas abrange grande parte das organizações e com as mais
diversas metodologias. No Brasil essa atividade existe a 50 anos e com métodos
bastante simples.
E mais Segundo Rider (1973) apud Araújo e Garcia (2009) “[...] a preocupação é que as pessoas
não vejam a sua participação como uma situação de recompensa ou de punição pelo
desempenho passado[...]”. Podemos também comparar essa colocação com o seguinte
pensamento:
“À medida que as pessoas voluntária e intencionalmente
buscam esse aprofundamento e aprendem a conviver mais pacificamente com a
realidade mais íntima de si mesmas, aumenta a probabilidade de maior
disponibilidade, compreensão e aceitação para com os outros e isso supõe a
possibilidade de um melhor entendimento entre as pessoas.” (BERGAMINI; BERALDO,
2007).
Também é necessário que verifiquemos a ênfase que está
sendo dada a AD, às vezes os avaliadores focam apenas em uma das vertentes do
processo e acabam criando ou montando processos incompletos ou que dão ênfase a
apenas uma variável, por exemplo, a mensuração de dados. Fazendo com que se
perca de vista outros pontos de mesma importância como identificação ou até
mesmo administração do futuro. Deve-se ter em mente sempre a consistência da
avaliação, segundo Rider (1973) apud
Araújo e Garcia (2009) “[...] a avaliação não deve ser inconsistente, ou seja,
estar baseada em fatores de avaliação que não agregam valor a ninguém (inócua)
[...]”, ou seja, “o processo de AD deve necessariamente agregar valor aqueles
envolvidos” (ARAÚJO; GARCIA 2009).
VAMOS
PRATICAR?
O meu objetivo é incentivar você a colocar em
pratica os conceitos que abordo aqui. Então...
Vamos lá! Vou fazer algumas perguntas e quero
que responda sinceramente, anote suas respostas em um caderno ou um arquivo de
texto como o Word ou outro e depois faça uma reflexão sobre suas respostas:
1.
Você
sabe o que é mensurar o desempenho?
2.
Você
já mensurou o desempenho de sua equipe?
3.
Com
qual objetivo?
4.
Seus
gerentes se comprometeram ou apenas participaram?
5.
Sua
equipe se comprometeu ou apenas participou?
6.
Conseguiu
reunir as avaliações e mensurar o resultado de forma lógica, clara e precisa?
7.
Como
foram os resultados?
8.
Quais
foram as suas atitudes preventivas ou corretivas?
9.
Você
deu feedback para os seus gerentes?
10.
Seus
gerentes deram feedback para a equipe?
11.
Houve
melhoras? Está tudo igual? Ou piorou?
12.
Quais
foram suas maiores dificuldades?
13.
Sua
equipe estava preparada para uma avaliação de desempenho?
14.
Você
deu continuidade ao processo?
a.
Se
a resposta for não, por quê?
15.
O
que acha de analisar suas respostas para melhorar o seu processo mensuração de
desempenho?
Segundo COMPUTERWORLD (2014), "[...] Para que a implementação tenha sucesso, é fundamental que o processo seja transparente. Por isso, é importante que cada um (avaliador e avaliado) entenda seu papel no processo de avaliação como um todo, e não somente na hora de preencher o sistema em si. [...]".
Boa sorte! Qualquer dúvida ou pergunta entre em contato!
REFERÊNCIAS
ARAUJO, Luís César G de. GARCIA, Adriana Amadeu. GESTÃO DE PESSOAS: Estratégias e Integração
Organizacional. In:__. 2 edição. São Paulo: Atlas, 2009. Cap. 6. Pag.
148-157.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. BERALDO, Deobel Garcia
Ramos. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO NA
EMPRESA. In:__. 4 edição. São Paulo: Atlas, 2007. Cap. 1,2 e 16. Pag. 11-18
e 174-188.
COMPUTERWORLD.
COMO FAZER GESTÃO DOS DESEMPENHOS DE
FUNCIONÁRIOS DA SUA EMPRESA. Disponível em: <http://computerworld.com.br/gestao/2014/07/04/como-fazer-gestao-de-desempenho-de-funcionarios-na-sua-empresa/>.
Acesso em 08 jul. 2014.
SILVA,
Alexandre Da. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS.
Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/mensuracao-de-resultados/27005/>.
Acesso em 08 jul. 2014
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