O DESAFIO DA AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO

Um dos maiores desafios que a maioria das empresas (independente do setor ou ramo de atividade) enfrentam é o de mensurar desempenho com eficiência. Muitos empreendedores conhecem e sabem que mensurar é preciso, mas fazem isso da maneira errada.
Não pense que é algo muito complicado ou de outro mundo. Segundo Silva (2008) “[…] O ato de medir, tão presente banal é objeto de nossas reflexões assim desde logo ao pensarmos em medir cogitamos, unicamente os resultados numéricos. […]”. Não podemos achar que é algo desnecessário “[…] vivemos um momento do ambiente econômico na qual a gestão do conhecimento adquire o papel central para a competividade das empresas. […]” (SILVA, 2008). O fato de que vivemos em um mundo globalizado em que todos têm acesso a informação de forma livre e cada vez mais rapidamente, não basta saber a posição dos seus concorrentes, você precisa conhecer o seu potencial e déficit interno. Segundo Silva (2008):

A imprevisibilidade do mundo moderno e as mais frequentes mudanças nos levam a ver que não se vive mais naquela época de estabilidade em que as mudanças ocorriam lentas, entre decorrente de causa e efeitos que ajustavam através dos tempos de maneira quase imperceptível e é evidente o impacto dessas transformações no desempenho humano e a forma de trabalho que deverá estar apto a promover as mudanças no ambiente organizacional a que rigor esforço permanente readaptação e de assimilação de novos conhecimentos. (SILVA, 2008).

A avaliação de desempenho humano na empresa é uma forma de identificar padrões, de fazer com que se estabeleçam pontos de produção satisfatórios, entre outros. Trata-se de elencar variáveis, para que se possam efetuar comparações.
Conforme Bergamini e Beraldo (1998):

“Pensar, falar ou escrever sobre Avaliação de desempenho implica examinar várias condicionantes que, num contínuo, se estendem desde o sentido e entendimento das palavras Avaliação e Desempenho, passam pelas perguntas: por que avaliar o desempenho? Porque no geral os sistemas de Avaliação de Desempenho têm vida tão curta nas organizações? Por que fracassam muitas vezes antes mesmo de começar, apesar das boas intenções subjacentes? Será que avaliar desempenho é realmente necessário? E têm seu ponto final na análise do contexto cultural no qual a Avaliação de Desempenho será aplicada.” (BERGAMINI; BERALDO, 2007).

Conforme Araújo e Garcia (2009), para se compreender e se utilizar a avaliação de desempenho é necessário entender e destacar sua ampla utilização e que a mesmas abrange grande parte das organizações e com as mais diversas metodologias. No Brasil essa atividade existe a 50 anos e com métodos bastante simples.
E mais Segundo Rider (1973) apud Araújo e Garcia (2009) “[...] a preocupação é que as pessoas não vejam a sua participação como uma situação de recompensa ou de punição pelo desempenho passado[...]”. Podemos também comparar essa colocação com o seguinte pensamento:
“À medida que as pessoas voluntária e intencionalmente buscam esse aprofundamento e aprendem a conviver mais pacificamente com a realidade mais íntima de si mesmas, aumenta a probabilidade de maior disponibilidade, compreensão e aceitação para com os outros e isso supõe a possibilidade de um melhor entendimento entre as pessoas.” (BERGAMINI; BERALDO, 2007).

Também é necessário que verifiquemos a ênfase que está sendo dada a AD, às vezes os avaliadores focam apenas em uma das vertentes do processo e acabam criando ou montando processos incompletos ou que dão ênfase a apenas uma variável, por exemplo, a mensuração de dados. Fazendo com que se perca de vista outros pontos de mesma importância como identificação ou até mesmo administração do futuro. Deve-se ter em mente sempre a consistência da avaliação, segundo Rider (1973) apud Araújo e Garcia (2009) “[...] a avaliação não deve ser inconsistente, ou seja, estar baseada em fatores de avaliação que não agregam valor a ninguém (inócua) [...]”, ou seja, “o processo de AD deve necessariamente agregar valor aqueles envolvidos” (ARAÚJO; GARCIA 2009).

VAMOS PRATICAR?

O meu objetivo é incentivar você a colocar em pratica os conceitos que abordo aqui. Então...
Vamos lá! Vou fazer algumas perguntas e quero que responda sinceramente, anote suas respostas em um caderno ou um arquivo de texto como o Word ou outro e depois faça uma reflexão sobre suas respostas:

1.    Você sabe o que é mensurar o desempenho?
2.    Você já mensurou o desempenho de sua equipe?
3.    Com qual objetivo?
4.    Seus gerentes se comprometeram ou apenas participaram?
5.    Sua equipe se comprometeu ou apenas participou?
6.    Conseguiu reunir as avaliações e mensurar o resultado de forma lógica, clara e precisa?
7.    Como foram os resultados?
8.    Quais foram as suas atitudes preventivas ou corretivas?
9.    Você deu feedback para os seus gerentes?
10. Seus gerentes deram feedback para a equipe?
11. Houve melhoras? Está tudo igual? Ou piorou?
12. Quais foram suas maiores dificuldades?
13. Sua equipe estava preparada para uma avaliação de desempenho?
14. Você deu continuidade ao processo?
a.    Se a resposta for não, por quê?
15. O que acha de analisar suas respostas para melhorar o seu processo mensuração de desempenho?

         Segundo COMPUTERWORLD (2014), "[...] Para que a implementação tenha sucesso, é fundamental que o processo seja transparente. Por isso, é importante que cada um (avaliador e avaliado) entenda seu papel no processo de avaliação como um todo, e não somente na hora de preencher o sistema em si. [...]".

Boa sorte! Qualquer dúvida ou pergunta entre em contato!

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Luís César G de. GARCIA, Adriana Amadeu. GESTÃO DE PESSOAS: Estratégias e Integração Organizacional. In:__. 2 edição. São Paulo: Atlas, 2009. Cap. 6. Pag. 148-157.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. BERALDO, Deobel Garcia Ramos. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO NA EMPRESA. In:__. 4 edição. São Paulo: Atlas, 2007. Cap. 1,2 e 16. Pag. 11-18 e 174-188.

COMPUTERWORLD. COMO FAZER GESTÃO DOS DESEMPENHOS DE FUNCIONÁRIOS DA SUA EMPRESA. Disponível em: <http://computerworld.com.br/gestao/2014/07/04/como-fazer-gestao-de-desempenho-de-funcionarios-na-sua-empresa/>. Acesso em 08 jul. 2014.

SILVA, Alexandre Da. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/mensuracao-de-resultados/27005/>. Acesso em 08 jul. 2014


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