SOU UM LÍDER QUE VALE A PENA SER SEGUIDO?

  Dentro de uma organização temos lideres formais e informais, mas quem são eles?


- Formais:

   São aqueles que possuem poder instituído por cargo ou posição, como por exemplo, gerentes, supervisores, prefeitos, entre outros.
- Informais:

   São aqueles que ninguém os nomeou porém exercem influência na organização e essa influência pode ser positiva ou negativa.
  
   Dentro da organização para os lideres 'formais' os lideres 'informais' não devem ser em hipótese subestimados. Sua força de influência pode ser muito maior do que se imagina e pode muitas das vezes derrubar um líder ou até mesmo uma equipe inteira.
    Os lideres informais devem ser transformados em aliados e se possível o formal deve se inspirar no informal, descobrir como ele faz ou o que ele tem para atrair o carisma de seus companheiros. Aproxime-se dele tente ganhar a sua confiança.
    Porém o título deste artigo é "Sou um líder que vale a pena ser seguido?" e é a essa pergunta que você tem que responder.

    Você deve conhecer a sua equipe e tem que fazer com que sua equipe se sinta valorizada e a vontade de trabalhar, pois tem um líder que os motiva.
    O primeiro passo é identificar que tipo de líder você é: Autocrático, Democrático ou Liberal.

Autocrático: Se impõe e não aceita opiniões tudo deve ser feito a sua maneira, se você tenta dar opinião é perca de tempo, ele tem dificuldade com relação a ouvir outras pessoas, porém facilidade na tomada de decisões.

Democrático: Ouve a equipe, mas a decisão final é sua ele pondera a melhor decisão para o grupo. Normalmente é uma pessoa com mais facilidade de ouvir e que sabe a hora certa em que deve tomar uma decisão, apesar de ouvir sua equipe não quer dizer que seja um líder inseguro.

Liberal: Ele repassa toda a responsabilidade das decisões para a sua equipe, tanto de reflexão, quanto de decisão, para ser um líder liberal é preciso ter uma equipe extremamente ajustada e comprometida.


   Não existe um líder que tenha somente uma destas características, normalmente uma pessoa nessa posição passa por todos os três tipos de liderança, porém em alguns momentos uma ou outra posição vai se sobressair, o que tem que ser pensado é qual dessas características deve se sobressair com mais frequência, para isso você deve avaliar o perfil de sua equipe e tentar entender qual dessar características é mais necessária. As vezes com um funcionário você pode ser liberal e com outro tem que ser autocrático. Porém tomando cuidado para não criar diferenças entre eles.

   É difícil, mas totalmente possível ser um exemplo de líder que vale a pena a ser seguido, seja o líder que sua equipe precisa, mais do que o que ela quer.

Comentários

Postagens mais visitadas