EI! GESTOR! É PRECISO SABER LIDAR COM PESSOAS!

Autor: Addae do Carmo

Você já se perguntou alguma vez o porquê você trabalha? Essa é uma pergunta com diversas respostas e que sempre haverá muitas alternativas para se responder. Pessoas são únicas e tem expectativas únicas e exclusivas, quando entramos em uma organização, entramos porque sabemos que poderemos trabalhar de forma conjunta e organizada para alcançar objetivos, metas e sonhos individuais, o individuo somente participa de uma organização, pois sabe que nunca irá conseguir atingir determinados objetivos sozinho, ou sem a ajuda de outras pessoas.
Porém ao se ingressar em uma organização passamos por um processo de ajuste que muitas vezes pode demorar anos para chegar a conseguir um bom ajuste. O grande problema é que não temos tanto tempo assim, as coisas acontecem para ontem e se ficarmos dispersos podemos nos perder estrategicamente em um mercado competitivo e agressivo.
Sabe-se que o mercado futuro não apresenta expectativas tão grandiosas de crescimento e que o que realmente precisamos ter a consciência que o novo perfil de consumidor, não quer mais apenas um produto, mas busca também valor agregado, devemos ter a consciência que o desafio de ser gestor está cada vez maior e que ao mesmo tempo o grau de participação de todos os indivíduos da organização assume um grau de responsabilidade cada vez mais alto.
Toda organização quer os melhores, recursos, os melhores clientes, os melhores colaboradores, os melhores resultados, porém na realidade não dessa forma que acontece e se não nos atentarmos a isso podemos correr o risco de nos frustramos. “As pessoas são imprevisíveis e ninguém sabe realmente o que uma pessoa pode fazer, ao mesmo tempo em que pode ti dar flores pode ti dar um tiro”, dizia o poeta.
Agora cabe a organização e as pessoas que a compõe conciliar suas metas e objetivos pessoais com os organizacionais e ao mesmo tempo lidar com um ambiente que exigirá que todos os indivíduos estejam preparados para lidar com a incerteza e ao mesmo tempo prontos para gerar resultados.

O mais difícil com certeza absoluta é conciliar sonhos e metas e ainda mais quando colocamos pessoas com culturas e visões de mundo totalmente diferentes em um ambiente, não tem como definir de forma precisa o que acontecerá, mesmo com regras e regulamentos eu volto a frisar, as pessoas são incertas e não se sabe ao certo o que querem.

Comentários

Postagens mais visitadas