7 MANEIRAS DE MOTIVAR OU DESMOTIVAR SEUS COLABORADORES

Não tem nada pior que a falta de companheirismo e de comprometimento e em nenhum tipo de ambiente esse comportamento é aceito com bom grado. No entanto mesmo assim esse é um dos maiores motivos de reclamação e até mesmo de demissão, porém creio que antes de medidas extremas é preciso compreender o que causa essa insatisfação. Preparei uma lista com alguns motivos mais comuns e se não empresa é assim, cuidado! Você pode estar criando um mostro! Depois não adianta reclamar.
A falta de comprometimento não acontece repentinamente é como um processo, é construída diariamente através de gestos e atitudes de todos. Ninguém deixa de ser comprometido da noite para o dia e ninguém deixa o companheirismo atoa. Vamos lá!

1° Insatisfação com o ambiente: as condições de trabalho dizem muito a respeito do comprometimento do colaborador. Ambientes muito quentes, abafados, falta de equipamento ou equipamentos inadequados, cadeiras desconfortáveis (para quem trabalha muitas horas ao computador ou sentado), muitas horas em pé sem descanso. Isso é ruim, ninguém quer ficar nessa situação, o trabalho é grande parte de nossas vidas e viver e condições degradantes, é com certeza desmotivador. Analise o ambiente com cuidado e tende identificar, pontos que PRECISAM ser melhorados.

2° Recursos compartilhados: é irritante ter que dividir recursos, ainda mais porque se outra pessoa estiver usando você não conseguirá fazer o seu trabalho até a outra terminar, companheirismo é legal, mas compartilhar os recursos, muitas vezes gera intriga e divisão na equipe, podendo até ser motivo de brigas. Tente minimizar ao máximo a divisão de recurso, é bom que cada colaborador tenha as suas ferramentas de trabalhos.

3° Críticas injustas: quando se é criticado sem ter um motivo aparente, torna perceptível que o que é valorizado não é o trabalho em si, mas a aparência, ou que a pessoa não sabe julgar de forma justa e se utiliza de achismo para criticar. As empresas não precisam de críticos precisam de aconselhadores e solucionadores, só criticar não resolve o que realmente resolve é pensar em uma solução.

4° Burocracia em excesso: a burocracia não é ruim ela nos ajuda em muita coisa que não conseguiríamos controlar, porém em excesso não dá. Ficar criando processos desnecessários e inúteis só para ter mais trabalho ou para criar um relatório sem sentido, é muita bobagem. Burocratize o mínimo possível e somente o necessário.

5° Tratamento desigual: as pessoas podem não apresentam os mesmos resultados e mesma produtividade, ou empenho, mas não deixam de ser seres humanos e iguais a você, não trate uma pessoa como sendo um ser inferior, ou como um animal. Todos são iguais!

6° Conflitos religiosos: bom eu sou evangélico, mas creio que tem pessoas que não sabem ponderar como se comportar no ambiente de trabalho e querem impor a sua vontade e ponto de vista a todos. Respeito à diversidade é bom, tudo tem hora e ligar certo, respeite quem não concorda com você.

7° Não saber o que tem que fazer: quando você não sabe ao certo o que tem que fazer então fica difícil saber se está fazendo certo e com isso tende a não se emprenhar. Defina funções, mas de a possibilidade para a pessoa fazer mais do que lhe é pedido.

Se você quiser ter colaboradores desmotivados e descomprometidos é só seguir esse passo a passo a risca. Só que se quiser ter pessoas comprometidas faça o contrário.  Abraços!!!

Leu? Gostou? Compartilhe!!!



Não esqueça de conferir nossos anunciantes, eles ajudam a manter nosso trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas