COMO NÃO PROMOVER UM COLABORADOR

Autor: Addae do Carmo
Dentro de uma empresa quando uma pessoa faz um bom trabalho e está em crescimento, subindo de cargo e progredindo dentro da organização, é comum vermos questionamentos sobre a legitimidade desse crescimento ou promoção. Bom, não quero me colocar de um lado nem de outro, mas quero falar da promoção de forma justa e por esse motivo vamos começar a falar sobre o que mais irrita as pessoas que participam desse processo de forma direta e indireta:


1° Não promova só por afinidade: é comum vermos pessoas que são promovidas não porque possuem uma qualidade específica, qualificação e muito menos resultados relevantes, porém possuem uma grande afinidade com as pessoas que tem poder para promover e por isso crescem por que são pessoas que indivíduos que todos gostam, a mesma coisa ocorre quando se promover porque se trata de um parente. O problema desse tipo de promoção é que gera desconforto e insatisfação na equipe, pois veem que resultados e trabalho não são importantes e por esse motivo então independente do que façam não vão conseguir crescer na organização.

2° Não se baseie em um resultado: Não se baseie em apenas em um resultado para promover uma pessoa, não é porque ela apresentou um resultado positivo uma vez que esse resultado irá se repetir, não basta ter um bom resultado é preciso ter constância nesses resultados.

3° Não seja parcial: ao se promover uma pessoa, tenha certeza que está sendo imparcial, que está usando os mesmos critérios para todas as pessoas e que outras pessoas tiveram a mesma chance de conseguir a vaga em questão.

4° Se a pessoa é boa em uma função não significa que será boa em outra: não confunda o desempenho de uma função com preparo para assumir outra função, o individuo pode ser muito bom em uma área, porém somente naquela área ou naquele cargo. As vezes uma má promoção pode gerar diversos problemas, como dificuldade de se obter resultados, insatisfação, desmotivação, dificuldade de voltar a pessoa para o cargo anterior, entre outras coisas. Muito cuidado ANTES de promover alguém.

5° Não promova a toda hora: se a promoção é muito fácil e frequente, o fato de ser promovido pode se torna algo banal, normalmente uma promoção é também uma ferramenta para influenciar a motivação do individuo, porém quando em excesso ela perde essa característica. Outro problema é que a pessoa pode apresentar um bom resultado em diversos cargo e uma hora ela vai assumir uma função  que poderá não obter resultado satisfatório e com toda a certeza será em algum momento oportuno desligada da empresa.


Bom, creio que todos irão concordar que nenhuma dessas ações é legal, mas então como promover?

O ideal é promover por qualidade de trabalho, relacionamento, constância afinidade, capacidade e por qualificação. Não é errado promover um parente ou uma pessoa que você gosta, mas assegure-se que a promoção será justa e que todos tiveram a mesma chance de concorrer e se tiver certeza que a pessoa tem qualificação ou características e disposição para aprender e se adaptar ao cargo.


Leu?Gostou? Compartilhe!

Comentários

Postagens mais visitadas