ESTABELECENDO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Autor: Addae do Carmo
Todo o
processo dentro de uma organização somente depende de uma variável que é
influenciar pessoas para alcançar algum resultado ou meta. Por esse motivo é de
extrema importância ter a consciência que todo o processo empresarial se baseia
em influenciar pessoas para se alcançar resultados.
Por isso
um dos princípios para fazer com que a organização cresça é entender pessoas e
nesse processo o primordial não é tentar empurrar um produto, mais simplesmente
é preciso observação e ter a ciências das necessidades e expectativas das
pessoas que dependem ou que consomem os seus produtos e serviços.
Se as
pessoas buscam agora a criação de valor é preciso saber como criar valor para
elas, hoje não é somente ter que vender o produto e pronto. Não! É hora sentar
e dedicar tempo para entender o comportamento dos seus consumidores e clientes,
muitas expectativas não serão descobertas de forma tão rápida, por esse motivo
é preciso ter a visão de que as vezes será necessário gastar mais tempo e se
esforçar mais para realmente dizer que conseguiu ajudar um cliente.
O que
estou querendo mostrar não é o mais fácil, mas com certeza é possível obter
retorno muito maior se você conseguir entender o que seu cliente quer. Não ache
que é ineficiente e sem sentido que é esforço e tempo perdido, porque não é.
O fato
de se convencer alguém mais muito além de apenas ofertar um produto, primeiro
de se oferecer qualquer produto é necessário criar um vinculo um relacionamento
e buscar entender o que essa pessoas quer e mais com esse relacionamento
estabelecido é possível criar constância e através disso fidelizar clientes.
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