HORA EXTRA É COISA DO PASSADO?




Autor: Addae do Carmo



O maior terror da maioria dos colaboradores brasileiro, por incrível que pareça não é a demissão e sim a hora extra. Parece que quando se fala de hora extra um monstro aparece do nada e tenta engolir a cabeça de todos, o silêncio surge e o medo toma conta do ambiente, um clima de velório, ou melhor de derrota da seleção toma conta de todos.
Temos tanto receio de trabalharmos cinco minutos a mais que arrumamos as mais diversas desculpas para evitar “tal mal”, se saímos as 17:00 as 16:59 estamos como o pé no portão de saída para não ter o risco de ninguém nos chamar de volta, mas será que realmente estamos evitando a hora extra. Bom. Acredito que não.
Vamos partir da premissa que antigamente o trabalho era em sua maioria manual e que para se efetuar um trabalho era necessário que o trabalhador tivesse em mãos as ferramentas e o ambiente para poder executar uma tarefa. Portanto desse ponto de vista, podemos dizer que era impossível ele executar um trabalho fora do ambiente de trabalho e então pode se dizer que o período além da jornada de trabalho poderia ser considerado hora extra. No entanto esse mesmo conceito pode ser aplicado nos dias de hoje?
Vamos analisar as atuais formas de trabalho. Hoje o trabalhador é um trabalhador do conhecimento, onde as suas ferramentas de trabalho não são mais físicas, mas intelectuais, ele não depende mais de um local para se trabalhar, mas pode trabalhar a todo tempo e toda hora, se estamos em casa e temos uma ideia de algo que ira beneficiar o nosso trabalho podemos dizer que estamos trabalhando e não existe uma forma de gerenciar essa hora extra, ou por acaso você vai cobrar hora extra por cada ideia que você tem fora do trabalho.

Nas organizações atuais o individuo de envolve de uma forma tão abrangente que pode se dizer que ele está o tempo todo trabalhando e não tem como se evitar isso. Lógico que tudo deve ter um equilíbrio e que não podemos nos prender totalmente ao trabalho o tempo todo, mas é de extrema necessidade pensarmos somos trabalhadores do conhecimento e que a todo tempo trabalhamos. O mais importante então não é tentar controlar os minutos que passamos a fazer uma atividade para acabar o mais rápido possível, mas termos uma vida equilibrada, onde ponderamos o que é mais importante em cada momento.

Deixe nos comentário se acha que hora extra é coisa do passado ou não.

Leu? Gostou? Compartilhe e confira nossos anúncios!

Comentários

Postagens mais visitadas