O QUE É ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

A estratégia teve início nas relações militares diplomáticas, segundo Mintberg et al (2003, p. 30) “As estratégias militares-diplomáticas existem desde a pré-história. Na verdade, uma das funções dos primeiros historiadores e poetas era coletar o conhecimento acumulado dessas estratégias de vida ou morte […]”, e mais “[…] A medida que as sociedades cresciam e os conflitos se tornavam mais complexos, generais, estadistas e capitães estudavam, conceitos estratégicos essenciais até que surgisse um grupo coerente de princípios. […]” (MINTBERG et al, p. 30). A partir dessas reflexões foi possível se desenvolver o conceitos de estratégia para se aplicar nas mais diversas areas e campos de estudo, estudando ambientes e buscando saídas coerentes.
A estratégia é um dos temas mais relevantes e mais abordados nos últimos tempos, visto que estamos em uma era de transformação, segundo Kaplan e Norton (1997, p. 2) As empresas estão a caminho de uma transformação revolucionária. A competição da era industrial está se transformando na competição da era da informação […]”. Partindo dessa premissa podemos definir a necessidade da estratégia baseada em informação, pois “[…] nas últimas décadas do século XX tornou-se obsoleta muitas das premissas fundamentais da concorrência industrial. […]” (Kaplan e Norton, 1997, p. 3).

As organizações modernas utilizam-se de estratégias com o objetivo de obter vantagens competitivas, segundo Mintberg (2003, p. 34) “Estratégia competitiva significa ser diferente. Significa escolher deliberadamente um conjunto de atividades diferentes para entregar um mix único de valores. […]”, o fato de se ter uma estratégia empresarial, não significa necessariamente que ela será sustentável, pois “Escolher uma posição única, porém não é suficiente para garantir vantagem sustentável […]” (MINTBERG, 2003, p. 37), ser estratégico vai muito além de montar uma estratégia é necessário ser flexível e se adaptar a incerteza e saber as mudanças nunca terão fim, mas sim, um aumento de ritmo e de difusão.

Leu? Gostou? Compartilhe e não esqueça e conferir nossos anúncios, eles ajudam a financiar esse trabalho!
REFERÊNCIAS

KAPLAN, S. Robert. NORTON, P. David. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 34 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

MITZBERG, Henry. LAMPEL, Joseph. QUINN, James Brian. GHOSHAL, Sumantra. O Processo da Estratégia: Conceitos, contextos e casos selecionados. 4 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas