O QUE É ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
A estratégia teve início nas relações militares
diplomáticas, segundo Mintberg et al (2003, p. 30) “As estratégias
militares-diplomáticas existem desde a pré-história. Na verdade, uma das
funções dos primeiros historiadores e poetas era coletar o conhecimento
acumulado dessas estratégias de vida ou morte […]”, e mais “[…] A medida que as
sociedades cresciam e os conflitos se tornavam mais complexos, generais,
estadistas e capitães estudavam, conceitos estratégicos essenciais até que
surgisse um grupo coerente de princípios. […]” (MINTBERG et al, p. 30). A
partir dessas reflexões foi possível se desenvolver o conceitos de estratégia
para se aplicar nas mais diversas areas e campos de estudo, estudando ambientes
e buscando saídas coerentes.
A estratégia é um dos temas mais relevantes e mais
abordados nos últimos tempos, visto que estamos em uma era de transformação,
segundo Kaplan e Norton (1997, p. 2) As empresas estão a caminho de uma
transformação revolucionária. A competição da era industrial está se
transformando na competição da era da informação […]”. Partindo dessa premissa
podemos definir a necessidade da estratégia baseada em informação, pois “[…]
nas últimas décadas do século XX tornou-se obsoleta muitas das premissas
fundamentais da concorrência industrial. […]” (Kaplan e Norton, 1997, p. 3).
As organizações modernas utilizam-se de estratégias
com o objetivo de obter vantagens competitivas, segundo Mintberg (2003, p. 34)
“Estratégia competitiva significa ser diferente. Significa escolher
deliberadamente um conjunto de atividades diferentes para entregar um mix único de valores. […]”, o fato de se
ter uma estratégia empresarial, não significa necessariamente que ela será
sustentável, pois “Escolher uma posição única, porém não é suficiente para
garantir vantagem sustentável […]” (MINTBERG, 2003, p. 37), ser estratégico vai
muito além de montar uma estratégia é necessário ser flexível e se adaptar a
incerteza e saber as mudanças nunca terão fim, mas sim, um aumento de ritmo e
de difusão.
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REFERÊNCIAS
KAPLAN, S. Robert. NORTON, P. David. A
Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 34 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,
1997.
MITZBERG, Henry. LAMPEL, Joseph.
QUINN, James Brian. GHOSHAL, Sumantra. O Processo da
Estratégia: Conceitos, contextos e casos selecionados. 4 ed. Porto Alegre:
ARTMED, 2003.
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