7 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CONFIANÇA
Autor: Addae do Carmo
Diariamente
passamos por situações que podem destruir nossa confiança e a confiança que
temos em outros. No livro Comportamento Organizacional de Stephen Robbins, o
autor apresentam sete princípios básicos para a confiança, são conselhos de
extremo valor e que valem a pena a reflexão.
O autor
apresentam pontos que podem construir ou destruir a confiança e se você está
tendo problemas na sua organização com algum desses pontos agora pode ser a
hora da mudança, tudo depende de você.
1° Desconfiança destrói a confiança: as pessoas confiantes demonstram sua confiança aumentando sua
abertura em relação aos outros, passando informações relevantes e expressando
sua real intenção. No entanto as pessoas que não confiam agem de forma totalmente
diferente, elas escondem a informações e agem sempre de forma oportunista
querendo sempre levar vantagem.
Para se
proteger dessa exploração constante um grupo de pessoas confiantes torna-se
desconfiadas. Assim sendo então, um grupo pequeno de pessoas desconfiadas pode
envenenar toda uma organização. (ROBBINS, 2009, 2005, p. 280).
2° Confiança gera confiança: da mesma forma que se mostrando desconfiança gera mais
desconfiança, mostrar confiança na outra pessoal pode gerar reciprocidade. É
possível notar que lideres eficazes vão construindo a confiança aos poucos e
também encorajam seus liderados a responder da mesma forma. Ao se oferecer
confiança aos poucos se reduz a chance de ter essa confiança traída.(ROBBINS,
2009, 2005, p. 280).
3° Crescimento muitas vezes mascara a
desconfiança: o crescimento da oportunidade de promoções
rápidas e também maior poder e responsabilidade aos líderes. Dessa forma os
lideres tendem a tratar os problemas com medidas paliativas ou o famoso “tapa
buraco”, apenas para dizer que resolveu e deixa os problemas que surgem da
desconfiança para os seus sucessores, ou seja, assume uma atitude de curto
prazo porque não estarão por perto para ver a consequência de seus atos. Os
efeitos da desconfiança torna-se evidente para os seus sucessores quando o
ritmo do crescimento cai. (ROBBINS, 2009, 2005 , p. 280).
4° Redução de pessoal (ou downsizing) testa o
mais alto grau de confiança: a
proposição que se deduz imediatamente o crescimento discutido acima, é que a
redução (ou downsizing) ameaça até o mais confiante dos ambientes. Demissões
são e sempre serão assustadoras. Mesmo depois de terminados os cortes os que
ficam em seus empregos se sentem inseguros. Quando o empregador quebra o laço
de lealdade demitindo funcionário, haverá menos disposição dos colaboradores
confiarem nas decisões de seus dirigentes e naquilo que eles dizem.(ROBBINS,
2009, 2005 , p. 280).
5° Confiança aumenta a coesão: A confiança mantém as pessoas juntas. Confiança significa que as
pessoas realmente podem contar umas com as outras, se uma pessoa precisar de
ajuda ela sabe que outros virão em seu auxílio ou apoio. Quando as adversidades
vem, os membros da equipe confiam uns nos outros e trabalham juntos e são
capazes de grandes esforço para atingir as metas do grupo.(ROBBINS, 2009, 2005
, p. 280).
6° Desconfiança destrói o grupo:quando os membros da equipe desconfiam uns dos outros, eles se
repelem e se separam. Eles buscam interesses pessoais ao invés dos interesses
do grupo. Eles tendem a não acreditam uns nos outros, sempre estão alertas
contra explorações e restringem sua comunicação. Estas atitudes tendem a
prejudicar ou, até mesmo destruir o grupo.(ROBBINS, 2009, 2005 , p. 280).
7° Desconfiança geralmente reduz a
produtividade:embora não se forma afirmar com certeza que a
confiança aumente a produtividade embora isso geralmente aconteça, a
desconfiança quase sempre reduz a produtividade. A desconfiança leva a um
enfoque nos assuntos pessoais dos membros do grupo, dificultando uma visão do
objetivo comum. As pessoas sonegam informações e buscam secretamente atender os
próprio interesses. Quando enfrentam problemas, os funcionários evitam
compartilhar com os outros, temendo ser prejudicados. O clima de desconfiança
estimula formas disfuncionais de conflitos e dificulta a cooperação.
Espero
que reflita sobre esses pontos, pois são muito importantes e podem por aprova
qualquer estratégias, podendo definir sucesso ou fracasso.
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