EMPRESAS E PESSOAS,O NOVO PERFIL PARA SOBREVIVER E CRESCER I: Analisando o perfil empresarial e pessoal, para sobrevivência dos negócios familiares e pessoais

Prof.João Mariano de Almeida

À medida que as transformações do ambiente e mercado se tornam mais rápidas, as empresas passam a sofrer novas necessidades de ajustes, tanto estruturais como funcionais como meio de continuar tendo bons resultados. Adaptar-se aos novos cenários ou  sair do mercado são as opções, não mais existindo  espaços para incompetência ou acomodação. É correr e vencer ou parar e sair do mercado.


O QUE DIZEM ALGUMAS LIDERANÇAS EMPRESARIAIS
(Votorantim, Pão-de-Açucar, Gerdau, Petrobrás, Odebrecht, Cofap-Kasinsky )

....”lobby de bancos segurou juros ....juros elevados interessam apenas a quem ganha com a situação,o meio financeiro é o que mais lucra no Brasil....”não entra na minha cabeça como um país, com excesso de terras, água e sol tem desemprego e fome”....Este governo tem uma equipe ajuizada....a inflação está sob controle, o novo governo atua com uma ortodoxia de ruborizar “Chicago”...haverá sacrifícios no próximo ano....o preço da estabilidade será salgado para os brasileiros...é uma paulada em cima do consumo...na crise aparecem as oportunidades...é o momento certo para dar saltos de crescimento....as empresas mais fortes estão comprando as menores....organização, no fundo é uma religião....a ética, no fundo são as regras que um grupo estabelece....você tem que ser fiel a essas regras....sou inventor, não repito nada, crio coisas novas....eu sou um criador de fábricas...meu sonho é construir uma faculdade industrial....”


O QUE DIZEM ALGUNS GURUS NACIONAIS
(N.Tadachi Kasima, Marco A.F.Viana, Luiz Viegas, W.Ludwig, D.Magalhães, Edward Bono, E.Botelho, C.E.Hilsdorf, J.M.Almeida )

....A Nova Era da Sabedoria...a tomada de decisão quando baseada em resultados permite-nos uma precisão de valores  com probabilidade de erros reduzidos....não é suficiente gerenciar conhecimentos ou capital intelectual.....é preciso aplicar o enfoque da medição, análise e melhorias dos seus resultados....
...A nova Era da Empresa Camaleão....quando vocês criarem o museu da sua empresa, vocês já terão a primeira peça, o seu organograma....a empresa do futuro terá que ser leve, enxuta, integrada, flexível, dinâmica, inovadora e estimuladora....
...O Capital Pensante....o valor de uma empresa já é medido pelo número de cérebros pensantes e produtivos que ela conseguiu conquistar e manter e não apenas pelos seus estoques, máquinas, imóveis e faturamento....Quantos “Neurogigas” a sua empresa possui? ....o estoque adequado de “neurogigas” e o gerenciamento eficaz desse inventário é uma condição estratégica para o sucesso de uma organização...
...O Capital Intelectual é Ouro....a organização hierarquizada, cuja estrutura é baseada no patrimônio, especialmente tangível e físico, está com os dias contados...O capital intelectual é hoje um dos mais importantes diferenciais competitivos....a gestão baseada em valores e não mais em código disciplinar, regras, normas ortodoxas, é uma necessidade organizacional...conhecimento, o ouro moderno, só é garimpado no terreno fértil do cérebro humano....
...Viver é Aprender.....a qualidade nas empresas só prospera quando existem ambientes propícios à aprendizagem...o desafio da empresa moderna está em manter um ambiente de “inauguração” todos os dias, esmerando nos detalhes e sobretudo, transformação de informação em conhecimento.
...Saber e não fazer é ainda não saber....as lentes mentais, que cada um utiliza para ver o mundo sob a ótica das crenças aprendidas desde a infância, formam um jeito de se ver a realidade....Para ampliar a visão é preciso trocar opiniões, enxergar alternativas....
...Técnica aposta na criatividade....a chave do sucesso de qualquer empresa, é hoje, a maneira como ela enfrenta as diferentes transformações do mercado competitivo....No mundo em que vivemos, já não existem soluções padrões....Administre lucros, não só custos....
...Eficiência rima com emoção....o sucesso empresarial depende de três competências : percepção, atitude e vontade....
...Na gestão familiar, profissionalização total é fator de sobrevivência, envolvendo processos, gestão, pessoas e produtos.

O QUE DIZEM ALGUNS “GURUS INTERNACIONAIS”
(P.Dcrucker, E.Goldrat, Stephen Covey, Lee Iacoca, Tom Peters, R.Waterman)

...A maioria dos nossos pressupostos, relativos às empresas, tecnologia e organizações data de pelo menos 50 anos....eles já perderam sua atualidade....em conseqüência, estamos pregando, ensinando e praticando políticas que destoam cada vez mais da realidade e que pôr isso mesmo, são contraproducentes....As alianças estão se tornando cada dia mais comuns e uma das razões disso é que fica cada vez mais caro comprar ou iniciar com desenvolvimento próprio uma empresa....não creiam que mão-de-obra barata ainda seja uma vantagem...(Peter Drucker).
...Contar feijões só atrapalha....é melhor ganhar que economizar...temos que passar do mundo dos custos para o mundo dos ganhos....o que determina a resistência, a “força de uma corrente” é o seu elo fraco. Quantos elos fracos existem numa corrente ? Somente um.  Independentemente do número de elos, o mais fraco restringe um melhor desempenho da corrente....Numa empresa, o elo fraco está quase sempre nas políticas, normas e procedimentos vigentes....(Eliyahu Goldrat).
...A elevação dos níveis de competição impulsionará um novo paradígma de “empowerment”.....O paradígma deixa de ser “comando e controle” e passa a ser “empowerment” (Stephen Covey).
...Um país precisa decidir se deseja ter uma determinada indústria, seja automobilística, eletrônica ou outra qualquer....Se quiser, em tempos difíceis, em períodos recessivos, o governo tem de ser um aliado e não um inimigo das empresas ...(Lee Iacoca).
....Não percebemos a necessidade de reinventar a empresa continuamente, jogar fora o que se está fazendo para criar algo totalmente novo...a maioria das empresas familiares tem muita dificuldade de realizar coisas óbvias ...(Tom Peters).
...É preciso ser leal em primeiro lugar, a si próprio e depois à empresa....quanto mais se investe, maior a produtividade....nós estamos numa revolução da informação, tão importante quanto a revolução industrial....(Robert Waterman).



DICAS DO AUTOR, PARA EMPRESAS :
  1. Acreditar e investir na logística como um dos últimos diferenciais competitivos.
  2. Assumir novas responsabilidades sociais / ecológicas / éticas, na comunidade.
  3. Atuar com estruturas simples e sistemas enxutos, práticos e rápidos.
  4. Controlar e reduzir as não conformidades e perdas / desperdícios (tempo, material, outras).
  5. Criar uma missão e estabelecer valores e prioridades a CP, MP e LP-Longo Prazos.
  6. Desenvolver e usar IDR-Indicadores de Desempenho / Resultados, em todas as etapas dos processos operacionais e gerenciais.
  7. Estabelecer processos motivacionais internos cíclicos, com abrangência geral.
  8. Evitar modismos em RH, treinamentos ou ferramentas gerenciais ( sopa de letras....).
  9. Implantar um SIG-Sistema de Informações Gerenciais (funcional, eficaz e focado)
  10. Investir na educação / qualidade de vida e desenvolvimento dos colaboradores.
  11. Procurar ajuda externa, quando necessário, em tempo hábil
  12. Profissionalizar totalmente o negócio familiar e resolver conflitos societários e familiares.
  13. Revisar os processos e conhecer bem os seus custos e margens, avaliando viabilidades.
  14. Sair do capital de giro de bancos e terceiros.
  15. Valorizar colaboradores com perfil proativo na solução de problemas.

DICAS DO AUTOR, PARA PESSOAS :
  1. Assumir responsabilidades e compromisso com os resultados do negócio.
  2. Buscar sempre qualidade de vida pessoal e profissional.
  3. Capacitar-se continuamente, buscando auto-flexibilização ns funções e interfaces.
  4. Definir metas pessoais e profissionais a CP-MP-LP-curto, médio e longo prazos.
  5. Desenvolver capacidade de negociação como ferramenta para o novo perfil funcional.
  6. Exercer algum trabalho social voluntário na comunidade.
  7. Facilitar e procurar contatos externos, pessoais, sociais, profissionais.
  8. Integrar-se às novas tecnologias em tempo hábil (internet, outras).
  9. Investir em si mesmo e buscar o aperfeiçoamento e competência pessoal.
  10. Manter ativa sua capacidade de sonhar e fazer tudo com entusiasmo.
  11. Pedir ajuda quando sentir dificuldades em retomar o foco e rumo da vida.
  12. Procurar se adaptar aos ambientes e pessoas, como meta de vida.
  13. Ter facilidade e disposição para trabalhar em equipe.
  14. Trabalhar com foco nos resultados e não nas tarefas.
  15. Usar ética em todos os momentos e situações.



Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em Projetos de Melhorias de Resultados (produtividade/processos/qualidade, reduzir custos/desperdícios, marketing/vendas/gerar novos negócios, RH/motivação, organização geral, em negócios familiares. É autor dos áudiolivros  “As 10 Dicas para Sucesso da Empresa Familiar” e “Sugestões para Solucionar Problemas na Gestão Familiar”, já disponíveis na região.  Realiza também palestras gratuitas, com fins sociais, para recolher alimentos para entidades sociais. Cel. (17)9- 9702-1007 / em: pmr.mariano@bol.com.br

Comentários

O prof.João Mariano de Almeida, conseguiu neste artigo colocar o novo perfil para sobreviver e crescer, para empresas de todos os segmentos, de forma sintética mas direcionada.

Postagens mais visitadas