OS 10 PASSOS PARA DIRECIONAR SUA CARREIRA II

Autor: Prof.João Mariano de Almeida
           
  1. CRIAR METAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS...seja casar, ter filhos, uma casa em 05 ou 10 anos de poupança e  investimento, aprender línguas estrangeiras, fazer cursos superiores, pós, mba, mestrado, doutorado, trabalhar em outro país.....Sem metas, você vai ser um barco na água, sem direção....

  1. DEFINIR PRIORIDADES  A CURTO/MÉDIO/LONGO PRAZOS....as prioridades podem ser atividades que fazem  parte das metas que você traçou para si mesmo e que precisam ser realizadas, ou problemas que surgem no dia-a-dia  pessoal ou profissional e que precisam ser resolvidos, ou situações vivenciadas, que precisam ser priorizadas em relações a outras....

  1. EXERCER PROCESSOS DE AUTO-MOTIVAÇÃO E PROCURAR MOTIVAR A TODOS QUE TRABALHAM COM VOCE....acordou caidão,  aí pegou metrô cheio e dois ônibus até o serviço, onde chegou atrasado e já levou “bronca”...pensa “vai ser um dia infernal” !.... seus subordinados já olharam desconfiados,”hoje o chefe vai pegar no pé”....Bom, faça diferente, vá até o cafezinho, dê uma relaxada, pense no que vai trazer de ruim se mantiver atitudes negativas e desmotivadoras e dê uma risada de si mesmo, mesmo que alguém ache que pirou....na volta, cumprimente o Zécão, que foi pai no fim de semana, cutuque o corintiano Carlos e os santistas Pedro e Tião e volte para seu setor mais leve, pronto a ter um dia melhor....

  1. BUSCAR SUA AUTO-FLEXIBILIZAÇÃO FUNCIONAL NAS FUNÇÕES E INTERFACES.....trabalha numa metalúrgica e conhece o corte, pelo policorte, mas não conhece a montagem, seção posterior e nem a pintura....surge uma oportunidade, vai perder, porque os flexíveis, os “curingas”,que dominam mais funções terão prioridade....no escritório contábil, sabe fazer lançamentos mas não domina os cálculos fiscais, vai ficar na fila.... na confecção, sabe costurar mas não sabe cortar e modelar, também vai perder oportunidades.....

  1. CRIAR SEU PRÓPRIO PAD-PROGRAMA DE AUTO-DESENVOLVIMENTO PESSOAL.....”eu nunca fiz curso porque as firmas não pagaram”, pode ser uma desculpa, mas somente vai atrasar seu desenvolvimento pessoal...vá nas palestras gratuitas no Sebrae, Senac, Aci-Ace, outras Associações de Classe, leia jornais e veja os eventos agendados na sua cidade, muitos são com fins sociais (coletar alimentos e doar para alguma entidade)....termine os níveis básicos, até o segundo grau, faça um curso técnico conforme sua vocação e aptidão, procure um curso superior ou tecnológico para ter uma formação, faça um MBA ou pós, para ser uma especialista mais respeitado nas suas atividades, busque um mestrado, se deseja ser um acadêmico bem sucedido e até um doutorado, se busca níveis mais altos, estude línguas estrangeiras e atue no exterior, para ter um perfil mais competitivo....

  1. INTEGRAR-SE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS (INFORMÁTICA / INTERNET).....as ondas são irreversíveis, elas vêm e não tem como resistir, a informática chegou, a WEB veio para ficar, para mudar o mundo, as informações percorrem o mundo “on line” e  guerras são transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação,  os incidentes do oriente ou ocidente são conhecidos no mundo inteiro em minutos, novas gerações de empreendedores surgem no universo da “TI” (tecnologia da informação), o perfil individual (curriculum), é valorizado  pelo domínio que o candidato tem da  “TI”, informática e WEB....

  1. ENVOLVER-SE SEMPRE COM A BUSCA DE MELHORIAS NOS RESULTADOS DA SUA ATIVIDADE.....terminou a era do colaborador “arroz com feijão”, que até chega antes do horário, mas não contribui com idéias novas para melhorar resultados, é preciso ver o que poderá ser melhorado no que você faz profissionalmente, seja para ganhar tempo, reduzir desperdícios de material, realizar as atividades com menor desgaste físico, ter maior produtividade, manter ótima qualidade, ser proativo e buscar solução os problemas antes que seus efeitos sejam drásticos....

  1. REALIZAR ALGUM TRABALHO SOCIAL COMO VOLUNTÁRIO, PERANTE ENTIDADES DA REGIÃO.....passar ao lado e fingir que não viu, que a desgraça alheia não lhe interessa,são atitudes que não cabem mais para pessoas que estão tomando maior consciência da responsabilidade social individual de cada um de nós, é preciso “pôr a mão na massa”, participar de ações sociais, ser útil na comunidade, não ser apenas mais uma pessoa na multidão e sim  fazer a diferença, seja com relação aos menos favorecidos, ou o meio ambiente, a favor da sustentabilidade nas empresas e serviços....

  1. MANTER ATIVA SUA CAPACIDADE DE SONHAR E FAZER AS COISAS COM ENTUSIASMO, DESDE A MAIS SIMPLES ATIVIDADE, SEJA PESSOAL OU PROFISSIONAL.....passou dos 40 e já se julga velha ou velho,  aposentou-se ainda com muita saúde e não vê como ocupar seus dias, são situações que serão “enterradas no passado”, posto que hoje, com a expectativa de vida maior, a população do país envelhecendo,  começam a surgir mais oportunidades para a 3a.idade ou “melhor idade”, em turismo, em atividades autônomas. É preciso .manter sempre a capacidade de sonhar com novas realizações pessoais e profissionais, buscar a vocação e os sonhos enquanto ainda tem saúde para isso,  realizar  suas atividades com o entusiasmo do aprendiz....

  1. EVITAR QUE SITUAÇÕES DE FAMÍLIA INTERFIRAM NA SUA VIDA PROFISSIONAL OU VICE-VERSA....dizem que é impossível separar vida pessoal da profissional, que levamos nossos problemas para casa e de casa para o trabalho...mas podemos conviver com isso de maneira mais saudável, mudando nossa atitude e forma de ver os fatos,  minorando os conflitos e transformando os pequenos sucessos em grandes momentos, o dia-a-dia, em situações mais saudáveis, para nós e nossas famílias...

Leu? Gostou? Compartilhe!


Autor: Prof. João Mariano de Almeida, pós em Rh, mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981 em PMR-Projetos de Melhorias de Resultados (Produtividade/Qualidade/Processos, RH/Avaliação Desempenho/Política Salarial/Plano de Carreira/PPR-Participação nos Resultados /  Reduzir Custos/Desperdícos, Marketing/Vendas/Gerar Novos Negócios, Formar e Reciclar Lideranças e Programas Motivacionais), em negócios familiares. É autor dos áudiolivros “AS 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar” e “Sugestões para Solucionar Problemas na Gestão Familiar”, já disponíveis na região. Realiza também palestras com fins sociais, para recolher alimentos e doar para asilos e outras entidades sociais. Cel. (17)9-9702-1007 / pmr.mariano@bol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas