OS 10 PASSOS PARA DIRECIONAR SUA CARREIRA II
Autor: Prof.João
Mariano de Almeida
- CRIAR METAS PESSOAIS E
PROFISSIONAIS...seja casar, ter filhos, uma casa em
05 ou 10 anos de poupança e
investimento, aprender línguas estrangeiras, fazer cursos
superiores, pós, mba, mestrado, doutorado, trabalhar em outro país.....Sem
metas, você vai ser um barco na água, sem direção....
- DEFINIR PRIORIDADES A CURTO/MÉDIO/LONGO PRAZOS....as
prioridades podem ser atividades que fazem
parte das metas que você traçou para si mesmo e que precisam ser
realizadas, ou problemas que surgem no dia-a-dia pessoal ou profissional e que precisam
ser resolvidos, ou situações vivenciadas, que precisam ser priorizadas em
relações a outras....
- EXERCER PROCESSOS DE AUTO-MOTIVAÇÃO
E PROCURAR MOTIVAR A TODOS QUE TRABALHAM COM VOCE....acordou
caidão, aí pegou metrô cheio e dois
ônibus até o serviço, onde chegou atrasado e já levou “bronca”...pensa
“vai ser um dia infernal” !.... seus subordinados já olharam
desconfiados,”hoje o chefe vai pegar no pé”....Bom, faça diferente, vá até
o cafezinho, dê uma relaxada, pense no que vai trazer de ruim se mantiver
atitudes negativas e desmotivadoras e dê uma risada de si mesmo, mesmo que
alguém ache que pirou....na volta, cumprimente o Zécão, que foi pai no fim
de semana, cutuque o corintiano Carlos e os santistas Pedro e Tião e volte
para seu setor mais leve, pronto a ter um dia melhor....
- BUSCAR SUA AUTO-FLEXIBILIZAÇÃO
FUNCIONAL NAS FUNÇÕES E INTERFACES.....trabalha
numa metalúrgica e conhece o corte, pelo policorte, mas não conhece a
montagem, seção posterior e nem a pintura....surge uma oportunidade, vai
perder, porque os flexíveis, os “curingas”,que dominam mais funções terão
prioridade....no escritório contábil, sabe fazer lançamentos mas não
domina os cálculos fiscais, vai ficar na fila.... na confecção, sabe
costurar mas não sabe cortar e modelar, também vai perder
oportunidades.....
- CRIAR SEU PRÓPRIO PAD-PROGRAMA DE
AUTO-DESENVOLVIMENTO PESSOAL.....”eu nunca fiz curso porque as
firmas não pagaram”, pode ser uma desculpa, mas somente vai atrasar seu
desenvolvimento pessoal...vá nas palestras gratuitas no Sebrae, Senac,
Aci-Ace, outras Associações de Classe, leia jornais e veja os eventos
agendados na sua cidade, muitos são com fins sociais (coletar alimentos e
doar para alguma entidade)....termine os níveis básicos, até o segundo
grau, faça um curso técnico conforme sua vocação e aptidão, procure um
curso superior ou tecnológico para ter uma formação, faça um MBA ou pós,
para ser uma especialista mais respeitado nas suas atividades, busque um
mestrado, se deseja ser um acadêmico bem sucedido e até um doutorado, se
busca níveis mais altos, estude línguas estrangeiras e atue no exterior,
para ter um perfil mais competitivo....
- INTEGRAR-SE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
(INFORMÁTICA / INTERNET).....as ondas são irreversíveis, elas vêm e não tem
como resistir, a informática chegou, a WEB veio para ficar, para mudar o
mundo, as informações percorrem o mundo “on line” e guerras são transmitidas ao vivo pelos
meios de comunicação, os incidentes
do oriente ou ocidente são conhecidos no mundo inteiro em minutos, novas
gerações de empreendedores surgem no universo da “TI” (tecnologia da
informação), o perfil individual (curriculum), é valorizado pelo domínio que o candidato tem da “TI”, informática e WEB....
- ENVOLVER-SE SEMPRE COM A BUSCA DE
MELHORIAS NOS RESULTADOS DA SUA ATIVIDADE.....terminou
a era do colaborador “arroz com feijão”, que até chega antes do horário,
mas não contribui com idéias novas para melhorar resultados, é preciso ver
o que poderá ser melhorado no que você faz profissionalmente, seja para
ganhar tempo, reduzir desperdícios de material, realizar as atividades com
menor desgaste físico, ter maior produtividade, manter ótima qualidade,
ser proativo e buscar solução os problemas antes que seus efeitos sejam
drásticos....
- REALIZAR ALGUM TRABALHO SOCIAL COMO
VOLUNTÁRIO, PERANTE ENTIDADES DA REGIÃO.....passar ao
lado e fingir que não viu, que a desgraça alheia não lhe interessa,são
atitudes que não cabem mais para pessoas que estão tomando maior
consciência da responsabilidade social individual de cada um de nós, é
preciso “pôr a mão na massa”, participar de ações sociais, ser útil na
comunidade, não ser apenas mais uma pessoa na multidão e sim fazer a diferença, seja com relação aos
menos favorecidos, ou o meio ambiente, a favor da sustentabilidade nas
empresas e serviços....
- MANTER ATIVA SUA CAPACIDADE DE
SONHAR E FAZER AS COISAS COM ENTUSIASMO, DESDE A MAIS SIMPLES ATIVIDADE,
SEJA PESSOAL OU PROFISSIONAL.....passou dos 40 e já se julga
velha ou velho, aposentou-se ainda
com muita saúde e não vê como ocupar seus dias, são situações que serão
“enterradas no passado”, posto que hoje, com a expectativa de vida maior,
a população do país envelhecendo, começam
a surgir mais oportunidades para a 3a.idade ou “melhor idade”,
em turismo, em atividades autônomas. É preciso .manter sempre a capacidade
de sonhar com novas realizações pessoais e profissionais, buscar a vocação
e os sonhos enquanto ainda tem saúde para isso, realizar
suas atividades com o entusiasmo do aprendiz....
- EVITAR QUE SITUAÇÕES DE FAMÍLIA
INTERFIRAM NA SUA VIDA PROFISSIONAL OU VICE-VERSA....dizem que
é impossível separar vida pessoal da profissional, que levamos nossos
problemas para casa e de casa para o trabalho...mas podemos conviver com
isso de maneira mais saudável, mudando nossa atitude e forma de ver os
fatos, minorando os conflitos e
transformando os pequenos sucessos em grandes momentos, o dia-a-dia, em
situações mais saudáveis, para nós e nossas famílias...
Leu? Gostou? Compartilhe!
Autor: Prof. João
Mariano de Almeida, pós em Rh, mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981
em PMR-Projetos de Melhorias de
Resultados (Produtividade/Qualidade/Processos, RH/Avaliação Desempenho/Política
Salarial/Plano de Carreira/PPR-Participação nos Resultados / Reduzir Custos/Desperdícos,
Marketing/Vendas/Gerar Novos Negócios, Formar e Reciclar Lideranças e Programas
Motivacionais), em negócios familiares. É
autor dos áudiolivros “AS 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar” e
“Sugestões para Solucionar Problemas na Gestão Familiar”, já disponíveis na
região. Realiza também palestras com fins sociais, para recolher alimentos
e doar para asilos e outras entidades sociais. Cel.
(17)9-9702-1007 / pmr.mariano@bol.com.br
Comentários